ETF de cannabis: Conheça o TOKE ETF

etf de cannabis
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Diferente do Brasil, nos Estados Unidos há vários tipos de ETFs listados na sua bolsa. Dessa forma, tem um ETF de cannabis, o TOKE ETF, no qual você irá conhecer em seguida.

Sendo assim, no artigo de hoje, você verá detalhes acerca do ETF de cannabis ou maconha.

Porém, antes de tudo, vale ressaltar que este artigo não trata-se de recomendação de compra.

O que é TOKE (ETF de cannabis)?

O Cambria Cannabis ETF é um ETF listado na bolsa americana, que teve seu início de negociação em julho de 2019, ou seja, menos de 2 anos de existência.

De acordo com o regulamento do fundo, o ETF de cannabis tem como objetivo buscar a valorização do capital de investimentos nos mercados de ações globais que têm como exposição à ampla indústria da cannabis. Dessa forma, o fundo terá como objetivo o investimento em aproximadamente 20 a 50 das principais empresas com exposição à ampla indústria da cannabis.

Atualmente, o TOKE ETF tem um patrimônio sobre gestão de aproximadamente $ 36 M (36 milhões de dólares).

A gestão do ETF é feita pela Cambria Investment Management e cobra uma taxa de 0,42% ao ano, entretanto esse valor irá aumentar para 0,59% em 01 de setembro de 2022.

Então, não sabe o que o são os ETFs americanos? Clique aqui e confira.

Portfólio TOKE ETF

O Cambria Cannabis ETF possui 35 holdings em seu portfólio. Certamente, todas as empresas com exposição à indústria de cannabis.

Desse modo, as holdings que fazem parte do portfólio do TOKE ETF são empresas que:

  • Envolvem ou apoiam a produção, cultivo e/ou venda legal de cannabis, incluindo maconha e cânhamo, como determinados agronegócios, biotecnologia, farmacêutica, varejo, finanças e até empresas imobiliárias.
  • Realizam pesquisas legais quanto às aplicações médicas e farmacêuticas de maconha e extratos de cannabis, incluindo canabinoides.
  • Produzem e desenvolvem dispositivos, bens e equipamentos relacionados à indústria de cannabis, incluindo o cânhamo e seus derivados legais.

Todavia, vale ressaltar que o TOKE ETF só investe em empresas de capital aberto e que operam de forma legal.

Em seguida, na figura 1 você verá as 10 maiores posições do TOKE ETF, que correspondem a 63,20% do portfólio.

Portfólio TOKE ETF
Figura 1: Portfólio TOKE ETF. Fonte: Cambria Investment Management.

Conforme dito anteriormente e podemos ver na figura 1, todas as empresas são legais e de capital aberto na bolsa.

Sendo assim, em primeiro lugar está a GW (12,58%), uma farmacêutica britânica líder no desenvolvimento de medicamentos à base de canabinoides.

Em segundo lugar está a Alphria (11,14%), uma produtora e distribuidora internacional de cannabis medicinal e recreativa.

Ainda mais, quero destacar na quarta posição a Innovative Industrial (5,99%), é um fundo de investimento imobiliário pioneiro para a indústria de cannabis para o uso medicinal.

Além disso, a exposição setorial do TOKE ETF é Healthcare (48,4%), bens de consumo (27,1%) e materiais (5,9%), Real Estate (5,5%), consumo discricionário (0,9%) e financeiro (0,4%).

E por fim, a exposição por países é da seguinte forma: Estados Unidos (43%), Canadá (40%) e Reino Unido (17%).

TOKE ETF dividendos

Como todo o ETF americano, o ETF de Cannabis paga dividendos trimestralmente. Sendo assim, os dividendos são pagos nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

Desse modo, em 2020 o TOKE ETF pagou aos cotistas do fundo $ 0,61 (em dólar americano) por cota. Em termos de dividend yield anual (DY) isso corresponde a 2,65%.

Já neste ano de 2021, o ETF pagou no dia 25 de março de 2021 $ 0,08 por cota.

Quer conhecer um ETF de dividendos? Então, tem um artigo no blog: HDV ETF – ETF americanos de dividendos.

TOKE ETF (ETF de cannabis) performance

O TOKE ETF não teve um bom desempenho nos primeiros 2 anos iniciais, pois o seu retorno desde do seu IPO (Oferta Pública Inicial) está negativo, com -11,70%, ou seja, quem investiu $ 10 mil estaria hoje com $ 8,83 mil.

Do mesmo modo o retorno anualizado ou o retorno médio a cada ano, está com perda de 11,70% ao ano.

Porém, no último ano o fundo teve uma valorização de 105,10%. Só para ilustrar, supondo que você investiu $ 10 mil no último ano, hoje estaria com $ 20,5 mil. Estes dados, podem ser observados em seguida, com a figura 2.

performance etf TOKE
Figura 2: Performance ETF TOKE. Fonte: Cambria Investment Management.

Conforme, já dito acima, a figura 2 revela o desempenho do TOKE ETF desde do seu IPO até o dia 31 de março de 2021. Além disso, faz um comparativo com o Índice S&P 500.

Contudo, vale reforçar que os resultados do passado não garantem resultados futuros.

TOKE ETF cotação

Com a finalidade de avaliar o comportamento de mercado do Cambria Cannabis ETF, sem dúvidas, vale a pena analisar o gráfico de cotação do fundo.

Nesse sentido, nos últimos 12 meses, o TOKE ETF teve a variação do valor da sua cota entre $ 10,61 a $ 18,63. Conforme é possível verificar na figura 3.

Cotação do TOKE ETF
Figura 3: Cotação do TOKE ETF nos últimos 12 meses. Fonte: Google Finance.

Desse modo, a valorização da cotação do ETF nos últimos 12 meses foi de 75,59%, ou seja, uma valorização de $ 8,02 por cota.

Sendo assim, a mínima durante esse período chegou em $ 10,39 no dia 14 de maio de 2020. Enquanto a máxima foi de $ 26,85 no dia 10 de fevereiro de 2021.

Por fim, a última cotação do TOKE ETF (ETF de cannabis), antes da publicação do artigo, foi de $ 18,63, sendo registrada no dia 23 de abril de 2021.

Como investir no ETF de cannabis?

Antes de tudo, vale lembrar que este artigo não trata-se de indicação de compra e nem de venda.

Mas caso você deseje investir no TOKE ETF (ETF de cannabis), por livre e espontânea vontade. Deve-se seguir alguns passos.

Em primeiro lugar, abrir conta em uma corretora americana como a Passfolio ou Avenue.

Caso ainda não tenha conta no exterior, clique no link e receba como incentivo 1 dólar.

Após a abertura da conta, basta enviar o dinheiro do aporte para a conta bancária da corretora e procurar pelo TOKE e efetuar a compra.

Contudo, vale ressaltar que diferente do Brasil é possível fazer compras fracionadas de ações. Ou seja, com qualquer centavos de dólar é possível comprar.

Portanto, caso ainda você não veja os motivos para investir diretamente nos Estados Unidos, acesse a um artigo do Blog: Por que investir no Exterior? Conheça as melhores opções.

Por fim, muito obrigado pela atenção e até a próxima.

Um forte abraço,

Jefferson Dias (Ativo na Bolsa).

Então, gostou do Artigo? Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Talvez você goste dos artigos abaixo: