LREN3: Análise das Lojas Renner

lren3
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

A Lojas Renner (LREN3) é formada pelas marcas Renner, Camicado, Youcom e Ashua. Sendo assim, atuando no segmento de moda e lifestyle.

Atualmente, a Lojas Renner tem mais de 600 lojas em operação no Brasil, Uruguai e Argentina. Dentre essas lojas, existem as seguintes marcas:

  • Lojas Renner – Vende roupas, calçados, acessórios e cosméticos;
  • Camicado – Atua no varejo mais voltado para casa e decoração;
  • Youcom – Tem foco no público de classe média e jovens;
  • Ashua – Vende roupas nos tamanhos 46 a 54 (pluz size);

Ainda, a Lojas Renner também opera a Realize CFI, que apoia a atividade de varejo por meio de oferta e gestão de produtos.

De acordo com o faturamento da empresa, pode-se dizer que a Lojas Renner é a maior varejista de moda do Brasil e está presente nas cinco regiões do País.

Então, no artigo de hoje iremos fazer uma análise da Lojas Renner (LREN3).

Antes de tudo, vale lembrar que não trata-se de indicação de compra. E sim, apenas para fins didáticos.

História da Lojas Renner

Foi em 1920 que começou a história da Lojas Renner, quando a A. J. Renner, em Porto Alegre (RS), inaugurou o seu primeiro ponto de venda de artigos têxteis. Logo depois, em 1940, ampliou o mix de produtos e passou a operar como uma loja de departamentos.

Contudo, foi só em 1965 que a Lojas Renner surgiu, pois devido ao seu crescimento e evolução, o grupo A. J Renner optou tornar independentes as diferentes empresas que o formavam.

Sendo assim, é constituída a companhia Lojas Renner S.A (LREN3) e marca o nascimento da rede como é conhecida atualmente.

Logo depois, em 1967, a companhia transformou-se em uma empresa de capital aberto.

Após décadas de bom desempenho, a empresa passou por uma profunda reestruturação em 1990, e se tornou uma loja de departamentos especializada em moda. Além disso, a Lojas Renner adotou a Filosofia de Encantamento, onde além de satisfazer o cliente é necessário encantar.

Entretanto, em 2002, a Lojas Renner (LREN3) passou a desenvolver coleções a partir de cinco estilos de vida. Assim, nasceu o Slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos”. Dessa forma, agrupando roupas, calçados e acessórios em seis marcas próprias.

Em 2010, foi de bastante destaque para a companhia, pois marcou o lançamento do e-commerce. Já em 2011, a Lojas Renner (LREN3) adquiriu a Camicado, uma empresa do segmento de casa e decoração. Em 2013, lançou a Youcom, uma empresa voltada ao público jovem.

Já em 2016, lançou a marca Ashua, com foco em moda plus size. Dessa maneira, a atuação da companhia se dá, principalmente, por essas quatro marcas: Renner, Camicado, Youcom e Ashua.

De onde vem o dinheiro das ações LREN3?

Agora, depois de analisarmos o passado da Lojas Renner (LREN3). Iremos entender como a empresa ganha dinheiro, pois é o primeiro pilar a ser observado em uma análise de uma ação.

Em 2020, de acordo com a divulgação de resultados da companhia, a Lojas Renner teve um faturamento de R$ 7,5 bilhões. Sendo 88,62% vindo das vendas das marcas e 11,38% provenientes de produtos financeiros, a receita dos produtos financeiros, por sua vez, advém principalmente do cartão Renner (Private Label) e do Meu Cartão (Co-branded).

Em termos das marcas, certamente a Lojas Renner (LREN3) é a líder em faturamento, sendo responsável por 89,79%. Já a Camicado é responsável por 7,62% e a Youcom por 2,60% das receitas provenientes das vendas de mercadorias.

Entretanto, vale ressaltar que os dados das vendas pela Ashua estão somados com os da Lojas Renner.

Governança corporativa – LREN3

Outro pilar a ser muito considerado numa análise de uma ação é a governança de uma empresa. Pois uma boa governança corporativa diminui a incerteza sobre o futuro do negócio e, consequentemente, protege o acionista. Em outras palavras, ações de empresas com boa governança prosperam no longo prazo.

Certamente, em termos de governança as ações das LREN3 merecem destaque. Pois foi a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3.

Dessa forma, 100% das ações da LREN3 são Tag Along.

Rentabilidade das ações LREN3

Antes de tudo, você como investidor está em busca de empresas que tenham bons lucros. Assim, iremos analisar a rentabilidade da Lojas Renner.

Analisemos a rentabilidade das ações da LREN3 através do ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido). Em resumo, o ROE é um indicador que serve para determinar o quão eficiente é uma empresa na geração de lucro a partir dos seus recursos.

Atualmente o ROE da Lojas Renner é de 20%. Mantendo assim o mesmo patamar dos últimos 10 anos, pois sempre esteve acima desse valor.

Em outras palavras, a Renner é uma empresa que tem uma boa rentabilidade.

Endividamento da Lojas Renner

Antes de tudo, vale ressaltar que a dívida nem sempre é ruim para uma ação, por isso iremos analisar através de duas métricas, a Dívida Líquida / EBITDA e por EBITDA.

Em primeiro lugar, a relação da dívida líquida pela EBITDA. Em resumo, ela indica quantos anos a empresa levaria para pagar a dívida.

Atualmente a D.L/EBITDA da LREN3 é de 0,4. Em outras palavras, isso quer dizer que a Lojas Renner em 4 meses pagaria a sua dívida com o valor que tem em caixa.

Em segundo lugar, vamos utilizar o EBITDA. Esta métrica será utilizada com o intuito de verificar se a empresa é eficiente.

Em resumo o EBITDA, é o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização. Hoje, o EBITDA da Lojas Renner é de 21,86%.

Portanto, a Lojas Renner (LREN3) é eficiente e tem o controle do endividamento.

Lucratividade da Lojas Renner (LREN3)

Por fim, iremos analisar a lucratividade da Lojas Renner (LREN3). Por meio do crescimento da receita líquida e do lucro líquido.

Assim também, analisaremos o crescimento da empresa nos últimos 5 anos, através do CAGR (taxa de crescimento).

Nos últimos 10 anos houve crescimento do caixa da LREN3. Contudo, em 2020, houve uma interrupção no crescimento da receita líquida. Isso deve-se aos impactos da Covid-19, pois os shoppings tiveram que suspender as suas operações. Dessa forma, afetando a todos os lojistas.

Em seguida, será possível acompanhar através da figura 1 a receita líquida da Lojas Renner.

receita lren3
Figura 1: Receita da Lojas Renner (LREN3). Fonte: Status Invest.

Conforme é possível verificar na figura 1, a receita da LREN3 vem crescendo ao longo dos últimos 10. Com exceção, o ano de 2020, pois como já sabemos, foi um ano de pandemia.

Assim também, a receita líquida da companhia vem crescendo nos últimos 10 anos. Conforme é divulgado na figura 2.

lucro líquido LREN3
Figura 2: Lucro líquido da Lojas Renner (LREN3). Fonte: Status Invest.

De acordo com a figura 2, podemos observar que o lucro líquido da Lojas Renner também vem crescendo ao longo dos últimos 10 anos.

Contudo, diferente da receita líquida, o lucro líquido não teve uma grande perda em 2020.

Dessa forma, conclui-se que os custos operacionais foram reduzidos, devido ao uso do e-commerce da LREN3.

Por último, vamos analisar o crescimento da empresa através do CAGR (Taxa anual de crescimento composta). Em resumo, é uma taxa de retorno necessária para um investimento crescer de seu saldo inicial para o seu final.

Então, o CAGR lucros 5 anos da LREN é de 13,62%.

Como resultado final, a Lojas Renner é uma empresa que tem crescimento constante na receita líquida e lucro líquido.

Conclusão

Em conclusão, a Lojas Renner (LREN3) é uma boa empresa se olharmos para os seus indicadores e resultados, pois tem apresentado alta rentabilidade, margens bem atrativas e um histórico robusto de crescimento. Além disso, tem uma boa governança.

Bem como, uma grande presença de lojas físicas no Brasil. E ainda mais, com lojas em países sul-americanos.

Da mesma forma, merece um destaque quanto a saúde financeira da LREN3.

Contudo, vale lembrar que não trata-se de indicação de compra. Esta decisão cabe exclusivamente a você.

Por fim, muito obrigado pela atenção e até a próxima.

Um forte abraço,

Jefferson Dias (Ativo na Bolsa).

Então, gostou do Artigo? Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Talvez você goste dos artigos abaixo: