Nos últimos dias a Selic, ou Taxa Selic, vêm sendo destaque nos jornais, devido a sua baixa histórica. Entretanto, muitos têm questionado “O que significa Selic?”.
Portanto, o nosso artigo vai explicar de forma simples os seguintes tópicos:
- O que significa Selic?
- A origem do nome “Selic”.
- Os principais efeitos na sua mudança.
- Como afeta o seu dinheiro?
- Quais são os investimentos afetados pela Selic?
- Qual a taxa Selic hoje?
O que significa Selic?
Selic é a taxa básica de juros da economia. Sendo, o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação.
Pois, influencia todas as taxas de juros do país, como taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.
Dessa forma, a cada 45 dias, a taxa Selic vira notícia em todo o Brasil – seja por ter aumentado, diminuído ou se mantido estável após a reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central).
A origem do nome “Selic”
O nome da taxa Selic vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia.
Tal sistema é uma infraestrutura do mercado financeiro administrada pelo Banco Central. Nele são transacionados títulos públicos federais. A taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados nesse sistema corresponde à taxa Selic.
Os principais efeitos na sua mudança
Quando o Banco Central altera a meta para a taxa Selic, a rentabilidade dos títulos indexados a ele também se altera e, com isso, o custo de captação dos bancos muda.
Uma redução da taxa Selic, por exemplo, tem como objetivo estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação quando ela está abaixo da meta.
Entretanto, ao aumentar a Selic, tem como objetivo desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta.
Como afeta o seu dinheiro?
Conforme mostrado no tópico acima, os efeitos da mudança da Selic são sentidos por todos os brasileiros, bancos e até investidores estrangeiros.
Quando cai: Tomar dinheiro emprestado fica mais barato, já que os juros cobrados nessas operações ficam menores. Ou seja, estimula o consumo e a inflação tende a subir.
Quando sobe: Os juros nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos. Dessa forma, desestimulando o consumo e favorecendo a queda da inflação.
Quais são os investimentos afetados pela Selic?
Considerando que a Taxa Selic tem forte influência na taxa de remuneração de diversos investimentos, qualquer mudança na Selic impacta a rentabilidade desses produtos financeiros. São eles:
- Caderneta Poupança;
- Títulos do Tesouro Direto (Tesouro Selic);
- Investimentos de Renda Fixa.
Todavia, vale ainda destacar que com a Selic baixa, muitos investidores procuram ativos de renda variável. Já que os rendimentos em renda fixa não são tão atraentes. Visto que eles acabam se valorizando.
Da mesma forma, o efeito contrário acontece com a alta da Selic. Pois, os investidores teriam acesso a investimentos menos arriscados com uma rentabilidade maior.
Caderneta Poupança
De maneira idêntica, a poupança também sofre os efeitos das mudanças na Selic. Isso porque seu rendimento, por definição, está atrelado à taxa:
- Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + Taxa Referencial.
- Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + Taxa Referencial.
Ou seja: com a Selic abaixo de 8,5% (como agora), a rentabilidade da poupança diminui muito.
Tesouro Selic (O que significa Selic)
O Tesouro Selic é um título público cuja rentabilidade está indexada à taxa Selic. Quando a taxa Selic é reduzida, também fica menor a rentabilidade do título – e o mesmo vale para a situação contrária: um aumento na taxa Selic torna os títulos públicos mais vantajosos.
Do mesmo modo, os investidores têm aproveitado as mudanças nas taxas para fazerem compras e vendas de Tesouro pré-fixado. Ou seja, quando o Banco Central avisa que terminou o ciclo de elevação da taxa Selic, é o melhor momento para a compra do Tesouro. Em contrapartida, quando é emitido o alerta que terminou o ciclo de queda das taxas, é o melhor momento para venda.
Investimentos de Renda Fixa
Da mesma forma, as mudanças na taxa Selic impactam o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), um dos índices de rentabilidade mais usados por investimentos de renda fixa. Explicarei abaixo sobre a relação entre as duas taxas, mas basicamente: quando a taxa Selic diminui, o CDI também fica mais baixo.
Se a taxa Selic for muito maior que o CDI, os bancos podem preferir emprestar dinheiro ao governo, e não ao outros bancos, já que assim terão uma rentabilidade maior;
Por outro lado, se a Taxa CDI estiver muito acima da taxa Selic, a remuneração dos títulos que usam essa taxa sobe, o que também não é interessante para os bancos.
Por fim, separei um artigo do Lucando na Bolsa sobre ativos de renda fixa, acesse aqui.
Qual a taxa Selic hoje?
A taxa Selic hoje está em 2% ao ano. Foi definida no dia 5 de agosto de 2020 pelo Copom, que decidiu abaixar a taxa de 2,25% para 2% – e se manteve assim até a última reunião do Copom, em 20 de janeiro de 2021.
No site do Banco Central é possível acessar todo o histórico da Selic. Desde 1996, o órgão publica o número e data da reunião do COPOM.
Em síntese, a publicação de hoje teve como objetivo fazer você entender o que significa Selic e como ela afeta o seu dinheiro, espero que você tenha chegado a esses entendimentos.
E por fim, muito obrigado pela atenção e até a próxima.
Um forte abraço,
Jefferson Dias (Ativo na Bolsa).