O que significa Selic? Veja como afeta o seu dinheiro

selic
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Nos últimos dias a Selic, ou Taxa Selic, vêm sendo destaque nos jornais, devido a sua baixa histórica. Entretanto, muitos têm questionado “O que significa Selic?”.

Portanto, o nosso artigo vai explicar de forma simples os seguintes tópicos:

  • O que significa Selic?
  • A origem do nome “Selic”.
  • Os principais efeitos na sua mudança.
  • Como afeta o seu dinheiro?
  • Quais são os investimentos afetados pela Selic?
  • Qual a taxa Selic hoje?

O que significa Selic?

Selic é a taxa básica de juros da economia. Sendo, o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação.

Pois, influencia todas as taxas de juros do país, como taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

Dessa forma, a cada 45 dias, a taxa Selic vira notícia em todo o Brasil – seja por ter aumentado, diminuído ou se mantido estável após a reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central).

A origem do nome “Selic”

O nome da taxa Selic vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia.

Tal sistema é uma infraestrutura do mercado financeiro administrada pelo Banco Central. Nele são transacionados títulos públicos federais. A taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados nesse sistema corresponde à taxa Selic.

Os principais efeitos na sua mudança

Quando o Banco Central altera a meta para a taxa Selic, a rentabilidade dos títulos indexados a ele também se altera e, com isso, o custo de captação dos bancos muda.

Uma redução da taxa Selic, por exemplo, tem como objetivo estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação quando ela está abaixo da meta.

Entretanto, ao aumentar a Selic, tem como objetivo desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta.

Como afeta o seu dinheiro?

Conforme mostrado no tópico acima, os efeitos da mudança da Selic são sentidos por todos os brasileiros, bancos e até investidores estrangeiros.

Quando cai: Tomar dinheiro emprestado fica mais barato, já que os juros cobrados nessas operações ficam menores. Ou seja, estimula o consumo e a inflação tende a subir.

Quando sobe: Os juros nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos. Dessa forma, desestimulando o consumo e favorecendo a queda da inflação.

Quais são os investimentos afetados pela Selic?

Considerando que a Taxa Selic tem forte influência na taxa de remuneração de diversos investimentos, qualquer mudança na Selic impacta a rentabilidade desses produtos financeiros. São eles:

  • Caderneta Poupança;
  • Títulos do Tesouro Direto (Tesouro Selic);
  • Investimentos de Renda Fixa.

Todavia, vale ainda destacar que com a Selic baixa, muitos investidores procuram ativos de renda variável. Já que os rendimentos em renda fixa não são tão atraentes. Visto que eles acabam se valorizando.

Da mesma forma, o efeito contrário acontece com a alta da Selic. Pois, os investidores teriam acesso a investimentos menos arriscados com uma rentabilidade maior.

Caderneta Poupança

De maneira idêntica, a poupança também sofre os efeitos das mudanças na Selic. Isso porque seu rendimento, por definição, está atrelado à taxa:

  • Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + Taxa Referencial.
  • Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + Taxa Referencial.

Ou seja: com a Selic abaixo de 8,5% (como agora), a rentabilidade da poupança diminui muito.

Tesouro Selic (O que significa Selic)

O Tesouro Selic é um título público cuja rentabilidade está indexada à taxa Selic. Quando a taxa Selic é reduzida, também fica menor a rentabilidade do título – e o mesmo vale para a situação contrária: um aumento na taxa Selic torna os títulos públicos mais vantajosos.

Do mesmo modo, os investidores têm aproveitado as mudanças nas taxas para fazerem compras e vendas de Tesouro pré-fixado. Ou seja, quando o Banco Central avisa que terminou o ciclo de elevação da taxa Selic, é o melhor momento para a compra do Tesouro. Em contrapartida, quando é emitido o alerta que terminou o ciclo de queda das taxas, é o melhor momento para venda.

Investimentos de Renda Fixa

Da mesma forma, as mudanças na taxa Selic impactam o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), um dos índices de rentabilidade mais usados por investimentos de renda fixa. Explicarei abaixo sobre a relação entre as duas taxas, mas basicamente: quando a taxa Selic diminui, o CDI também fica mais baixo.

Se a taxa Selic for muito maior que o CDI, os bancos podem preferir emprestar dinheiro ao governo, e não ao outros bancos, já que assim terão uma rentabilidade maior;

Por outro lado, se a Taxa CDI estiver muito acima da taxa Selic, a remuneração dos títulos que usam essa taxa sobe, o que também não é interessante para os bancos.

Por fim, separei um artigo do Lucando na Bolsa sobre ativos de renda fixa, acesse aqui.

Qual a taxa Selic hoje?

A taxa Selic hoje está em 2% ao ano. Foi definida no dia 5 de agosto de 2020 pelo Copom, que decidiu abaixar a taxa de 2,25% para 2% – e se manteve assim até a última reunião do Copom, em 20 de janeiro de 2021.

No site do Banco Central é possível acessar todo o histórico da Selic. Desde 1996, o órgão publica o número e data da reunião do COPOM.

Em síntese, a publicação de hoje teve como objetivo fazer você entender o que significa Selic e como ela afeta o seu dinheiro, espero que você tenha chegado a esses entendimentos.

E por fim, muito obrigado pela atenção e até a próxima.

Um forte abraço,

Jefferson Dias (Ativo na Bolsa).

Então, gostou do Artigo? Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Talvez você goste dos artigos abaixo: